Skip to content

Cozinhar os Sons [Concerto em Auscultadores]

28 Jun 2013
 LFemmesSavantes38©SilvanaTorrinha
Foto de Silvana Torrinha, Fundação de Serralves.

Concerto em Auscultadores. Les Femmes Savantes. Interpretação: Sabine Ercklentz (composição, trompete, eletrónica), Hanna Hartman (composição, objetos, eletrónica), Andrea Neumann (composição, interior de piano, mesa de mistura), Ana Maria Rodriguez (composição, eletrónica), Ute Wassermann (composição, voz, apitos, objeto). Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, Parque de Estacionamento, 16 de junho de 2013, às 19 horas.

Auscultação: inspecionar os ruídos dos corpos. Este é o ofício a que se propõe o coletivo Les Femmes Savantes no concerto apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e para o ciclo Matérias Vitais.

Composto por cinco mulheres, artistas de diferentes nacionalidades mas residentes em Berlim, Les Femmes Savantes apropriam-se do título da célebre comédia satírica de Molière (1672). E é também com humor e inteligência que exploram um exigente trabalho de sonoplastia em torno da relação – no feminino – com diferentes superfícies e texturas orgânicas ou objetuais.

Em Concerto em Auscultadores, as bancadas saltam para o interior do palco do auditório, criando o ambiente intimista a que esta programação nos vem habituando e cada espetador coloca os auscultadores que lhe estão destinados. Ao centro, seis  mesas com objetos distintos e uma tela localizam as sete peças, que vão sendo sucessivamente iluminadas.

Na primeira, uma papa de aveia ferve em três tachos acompanhada ao trompete. Os ruídos produzidos são praticamente inaudíveis, por isso forja-se a sua perceção mais profunda, através da amplificação acústica. Assim, os microfones, as mesas de mistura e as dezenas de cabos conectados convivem habilmente com instrumentos e materiais do quotidiano: colhetes de pau, uma jarra com água, um esfregão, apitos, várias bolas e um leitor de CD… criando um ambiente sonoro rico e inaparente na sua relação com os objetos. No solo de Ute Wassermann são experimentadas as hipóteses multifónicas da voz humana, proposta de um workshop e performance, realizado durante o Serralves em Festa. Além dos objetos, também processos fisiológicos como o da deglutição (de batatas fritas com ketchup, de uma maçã…), ou da própria movimentação orgânica do corpo humano são penetrados até à ínfima música do seu interior. Mas há lugar, ainda que como complemento, para o vídeo: um jogo abstracionista feito da repetição de imagens e efeitos de luz e sombra no palco.

Descontraídas e seguras, o grupo das mulheres “sabichonas” cozinhou o universo dos micro-sons na direção direta dos nossos ouvidos. Um concerto em que o mínimo se torna máximo.

Nota: Texto elaborado no contexto da colaboração do ciclo Matérias Vitais com o Mais Crítica.

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. henrique permalink
    11 Jul 2013 23:53

    Onde está a crítica?

  2. 12 Jul 2013 22:21

    henrique, percebo a provocação. Neste caso específico a proposta foi a de limitar o texto crítico a 1500 carateres, o que desde logo implica uma concisão extrema, arriscando-se a pecar por falta de desenvolvimento de uma ideia inerente ao espetáculo. Ainda assim, penso que foram cumpridas as funções da crítica neste meu texto. Aproveito para alargar a discussão a um problema que julgo merecer reflexão: pode a restrição de carateres (como acontece nos jornais) comprometer a qualidade da crítica e suas potencialidades?

  3. henrique permalink
    13 Jul 2013 2:08

    enquanto crítica este texto não existe. mais ainda, pouco interpreta sequer. serve como reportagem, mas não entusiasma.

    a restrição de caracteres pode comprometer a qualidade da crítica na mesma medida em que a pode potenciar.

    claro que é apenas a minha opinião, sem segundas intenções, não nos conhecemos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: