Skip to content

Seminário Curadoria – Florian Malzacher / Teatro Maria Matos

3 Nov 2012

Seminário Curadoria – Florian Malzacher – entrada livre

quinta 8 e sexta 9 novembro 10h00 às 13h30

Entrada livre, máximo 12 participantes

Inscrição obrigatória até terça 6 novembro, envio de nota biográfica e carta de motivação, sujeita a seleção: teatromariamatos@egeac.pt
Dirigido 
a estudantes e profissionais da área da Curadoria das Artes Performativas

Nos últimos anos, o conceito de curadoria tem-se tornado cada vez mais influente no domínio das artes performativas. No entanto, apesar de extensivamente debatido e teorizado no âmbito das artes plásticas, as implicações dos conceitos de curadoria (distintos do conceito mais amplo de programação) continuam ainda por refletir.
Contextualizar é um dos termos-chave para a prática da curadoria ― mas nas artes performativas este contexto encontra-se ainda limitado, em grande parte, à caixa negra. De que modo é que os festivais e outras formas de apresentação das artes performativas podem reforçar a capacidade de resposta contextual? De que forma é que se pode abordar a realidade à nossa volta ― espacial, social, política, económica, etc ― e contextualizar as obras de arte em relação às outras ou dentro do meio em que se encontram? O seminário analisa exemplos de curadoria nas artes performativas e discute ideias para projetos reais ou imaginados da autoria dos participantes.

Florian Malzacher (Graz/Berlim) é coprogramador do festival steirischer herbst em Graz, diretor artístico da Bienal Impulse Theater e dramaturgo/curador freelance do Burgtheater de Viena. É membro fundador do coletivo de curadores Unfriendly Takeover (Frankfurt) e tem colaborado com Rimini Protokoll, Lola Arias e Nature Theater of Oklahoma. Tem lecionado nas universidades de Viena e de Frankfurt e é membro do conselho consultivo do Mestrado em Teatro da DasArts, em Amesterdão. As suas publicações incluem obras sobre as companhias de teatro Forced Entertainment e Rimini Protokoll, bem como o título Curating Performing Arts.

Mais informações aqui.

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Rui Miguel Grilo Teigão permalink
    9 Nov 2012 22:17

    obrigado pelo aviso do seminário de curadoria no Maria Matos.
    inscrevi-me, participei e foi muito útil.
    continuem

    Rui Miguel G. Teigão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: